Gestão da Inteligência Estratégica

Curso Gestão da Inteligência Estratégica

Pós Graduação Lato-Sensu.

Sigla: GEIE

Área do Conhecimento: 60700009 - Ciência da Informação (CAPES Port. nº 9 / 23 de janeiro de 2008)
O Curso é presencial.
O Curso pode ser feito na modalidade Extensão Universitária.


Justificativa

A sociedade vive hoje a necessidade de gestão das informações. O mundo é globalizado e a assessoria de decisões acerca do governo e dos negócios é fundamental para o fortalecimento da economia, com perspectivas de melhoria para as classes sociais, sobretudo a menos favorecida no Brasil. A preparação de profissionais especializados na produção, proteção, análise, gestão e difusão do conhecimento, dentro dos princípios da oportunidade e da segurança, fará dos decisores estratégicos das diversas instituições públicas e privadas, melhores gestores rumo ao alcance dos melhores resultados para o bem comum do povo brasileiro.

Objetivo geral

Capacitar profissionais, para assessorar as decisões estratégicas de organizações públicas e privadas.

Objetivos específicos

Preparar os profissionais que trabalham, ou possam vir a trabalhar no assessoramento da atividade de inteligência estratégica. Ampliar os conhecimentos dos participantes deste projeto, na capacidade de produção de inteligência. Trabalhar de forma planejada e proativa todas as variações de situações, dentro dos princípios de segurança e da oportunidade. Conhecer formas de proteção, segurança, tecnologia e gestão da informação. Dar noções básicas da reunião dados, seleção das fontes e análise das informações para o assessoramento de um decisor, com eficácia e eficiência. Mostrar a importância do relacionamento na atividade de inteligência. Agregar valores e experiências multidisciplinares de inteligência, entre docentes e discentes no ambiente acadêmico.  

Público-alvo

Profissionais de todas as áreas de trabalho, com graduação em nível superior, que exerçam ou vão exercer atividades de assessoramento de decisões. Ao final do curso esses profissionais devem estar capacitados a identificar, buscar e processar dados de importância estratégica para a empresa ou instituição.

Concepção do Programa

O Curso pretende abranger o conhecimento da Inteligência Estratégica nos seus ramos de Atividades de Inteligência e Contra-inteligência além de estudar a Liderança, a Ética, a Gestão Estratégica de uma empresa, O Direito Aplicado a Inteligência, a Política Nacional, a Estratégia Nacional, o Planejamento Estratégico e todos os importantes periféricos do ramo do conhecimento da informação. O Curso desenvolve parcerias com a UNIBAHIA, Agência Brasileira de Inteligência – Bahia, Polícias Civil e Militar da Bahia e Forças Armadas e é orientado pela Escola Superior de Guerra.

Ementa

Fundamentos da Atividade da Inteligência, Obtenção de dados da Inteligência Estratégica, Inteligência de Segurança Pública, O Sistema Brasileiro de Inteligência, Sistemas e redes de inteligência, Análise de Inteligência, Inteligência Empresarial e Competitiva, Disseminação do Conhecimento, Segurança e Tecnologia da Informação, Fundamentos das Operações de Inteligência, Direito Aplicado à Inteligência, Gestão do Conhecimento, Visitas Técnicas e Viagem de Estudos.

Carga horária total: 180 horas.
Compartilhar:
×

Como podemos ajudar?

×